quinta-feira, 13 de novembro de 2014

back to school - as good as it gets

eu sempre soube que isto havia de meter fórmulas, pá! às vezes pareço vidente, de tão boa que sou nestas coisas de adivinhar o óbvio e generalizável.

[vp] - [c], que resultou de um sistema complicadíssimo com duas equações e a necessidade de eliminar uma variável. ainda pensei em fazer a derivada, quiçá o integral, da coisa, mas a verdade é que nunca soube muito bem para que é que essas coisas serviam (para além de dificultarem a vida a milhões de desgraçados, em luta diária pela sobrevivência académica, e alegrarem os dias às três pessoas que realmente sabem como é que aquilo se faz. "um integral é um número." (chimpas, esta é para ti. cumprimentos, sim?)). à fórmula resolvente consigo dar algum crédito, mas gosto mesmo é do teorema de pitágoras, esse sim, é cool e percebe-se!

antes de vos contar o que estou a achar da pós-graduação, permitam-me que rectifique alguns pontos ali na listagem dos coleguinhas da escolinha:

- uma encontra-se na idade dos porquês; not check. afinal a miúda é mesmo só expansiva. bastante expansiva. muito expansiva, até. (let's leave it there.) por outro lado é uma miúda inteligente e cheia de garra. gosto dela.
- um acha que é super chique, fashion e hipster; check. revelou, no entanto, uma certa abertura para conviver connosco, meros mortais.
- uma explica os seus raciocínios como se estivesse a falar para meninos da primária; check. e a velocidade a que o faz é de tal forma lenta que quando acaba de explicar as coisas nós já não conseguimos lembrar-nos do inicio do raciocínio. 
- um sabe tantas coisas que nem sabe por onde começar; not check. na realidade ele sabe sempre por onde começar. sabem aquelas pessoas que são mega inteligentes mesmo quando têm dúvidas? ele tem dúvidas e as respostas dos professores começam sempre por uma das seguintes expressões "essa dúvida é muito pertinente." ou "ainda bem que colocou essa questão.". quando for grande quero ter dúvidas inteligentes.
- uma quer muito ser chique, fashion e hipster; not check. vai-se a ver e a miúda é bastante simples e acessível.
- outra está grávida de 5 meses e há-de dar à luz bem a meio do curso(?!?); check. tudo a correr conforme planeado - há-de dar à luz bem a meio do curso.
- uma outra veste-se de uma forma... diferente; check. diferente.
- ainda há a que veio dos estados unidos; check. veio mesmo dos estados unidos.
- e a que foi importada do brasil; check. brasil.


agora sim, sinto-me em condições de vos falar sobre a pós-graduação.

a inscrição na pós-graduação foi uma tentativa desesperada de mudar alguma coisa na minha vida, que tende a tornar-se tão monótona que até dói. sim à rotina, não à monotonia! 
podia ter-me dedicado ao surf (certo, amigo do blog inexistente?), mas não o fiz. porquê? porque é muito fácil desistir do surf, como foi muito fácil desistir do ginásio e das aulas de canto. precisava de me comprometer a sério com um novo desafio. bem ao estilo materialista, nada melhor do que pagar 5000€ por um compromisso para interiorizar que se trata de um compromisso para ser levado mesmo sério. 

tive muito medo de não ter capacidade de o fazer - de levar o compromisso mesmo a sério. tive medo de não ter capacidade de o fazer ou, simplesmente, de não ter interesse em fazê-lo. nenhuma das duas hipóteses se confirmou. contra todos os meus receios, não só tenho capacidade como tenho muito interesse em comprometer-me. a minha escolha foi perfeita. (dá um rácio de, aproximadamente, 1 escolha perfeita a cada 32 anos... sim, é isso.).

continuo sem saber se esta formação me trará frutos, mas fazê-la já está a compensar.

a matéria é tão interessante e intuitiva que nem parece matéria e os professores são tão bons oradores que nem parecem professores. os coleguinhas, bem, os coleguinhas estão a revelar-se extraordinários. é um grupo tão dinâmico e divertido que poderá muito bem transformar-se num verdadeiro grupo de amigos. 

para terem uma pequena ideia deixo-vos algumas notas sobre o que já aconteceu em apresentações de trabalhos (como se algum dia tivesse desconfiado, sequer, que seria possível isto acontecer em formação superior, com adultos à mistura.) (haja alegria!):
  1. fabrico e distribuição de granizado de espumante;
  2. distribuição de ferrero rochers;
  3. distribuição de rosas vermelhas;
  4. distribuição de chupa-chupas;
  5. teatro sobre uma agência funerária, sobre uma agência de transportes aéreos e sobre um anúncio publicitário;
  6. karaoke;
ps: isto está só a começar. 

Sem comentários: