terça-feira, 12 de novembro de 2019

Aproveita agora para dormir porque depois #7

- O seu bebé vai ser transferido para o serviço de neonatologia do Centro Hospitalar de Gaia.

Fomos para o hospital em modo relâmpago. Ai, as merdas que me passaram pela cabeça depois daquele telefonema...

Quando chegamos ao hospital, já estava tudo pronto para a transferência - incubadora de transporte, pediatra de acompanhamento e tudo e tudo. Enquanto eu chorava sem parar, as enfermeiras e médicos tentavam convencer-me de que estava tudo bem, que era um procedimento seguro, que ele ia ficar muito bem no outro hospital, que iam cuidar bem dele, que não havia razões para chorar. Lembro-me de acenar que sim, que compreendia que não havia razões para chorar, continuando a chorar como se nada me tivesse sido dito.

Só mais tarde percebemos que o facto de o nosso bebé ter sido transferido era, por si só, um bom sinal. Era sinal de que estava bem, de que não era um caso grave, de que não exigia cuidados de maior e de que estaria melhor do que a maioria dos bebés internados no serviço.

Também foi só mais tarde que esta transferência se revelou muito positiva em vários aspectos:
  1. A distância a percorrer até à neo era substancialmente menor;
  2. Por diversas razões, técnicas e não técnicas, ali promovia-se muito mais a proximidade entre pais, filhos e equipa técnico;
  3. Foi ali que amamentei o meu filho pela primeira vez e também foi ali que iniciei a saga da muda da fralda.
Mas havia uma coisa que se mantinha igualmente difícil: sair de lá! É uma brutalidade emocional deixar um filho no hospital e ir para casa. E deixa-lo quando estava acordado e a chorar? Facada, facada, facada!

12 dias depois de nascer, o meu filho foi finalmente para casa. Ainda não tinha 2,0kg mas estava bem e, por estarmos em pleno inverno, os médicos concluíram que estaria melhor em casa do que no hospital, onde aumentariam as probabilidades de contactar com vírus normais da estação.

E assim demos inicio à nossa vida de papás a tempo inteiro. Toda uma nova aventura cheia de incertezas, inseguranças, medos e amor.

Amor.

Porque ter um bebé em casa é maravilhoso e preenche a vida das pessoas.

Sem comentários: