quarta-feira, 13 de agosto de 2014

palavras carérrimas

tenho um amigo que diz "com nós" em vez de dizer connosco. ouvi-o dizer isto uma série de vezes até ganhar coragem para o chamar à atenção. o rapaz não é propriamente leigo, é detentor de um canudo que certifica que tirou um curso superior, e eu acho que há critérios mínimos, certo? (mais ou menos certo, eu sei...) achei por bem dizer-lhe qualquer coisa.

- não se diz com nós, diz-se connosco, sabes disso, não sabes?
- sei.
- então porque não dizes bem?
- porque tenho vergonha, vou parecer muito chique e vão gozar comigo...

compreendi o que ele quis transmitir, embora não tenha concordado com ele. ninguém goza com ninguém por dizer connosco, que é uma palavra tão comum. uma palavra comummente utilizada, sabem? eu, que tenho um vocabulário paupérrimo, utilizo a palavra amiúde. 

hoje ouvi um amigo dizer a palavra "dulcíssimo" e lembrei-me do meu outro amigo que não diz connosco. ficou perfeitamente claro na minha mente o que ele quis dizer com "não uso porque tenho vergonha". conheço perfeitamente a palavra mas sou humílima e por isso não a uso. não quero parecer chique. além do mais sou pigérrima no que toca a fazer alterações seja ao que for, vocabulário incluído.

sim, tenho a mania.

Sem comentários: