segunda-feira, 20 de julho de 2015

#esofagogastroduodenoscopia

sempre achei que era uma pessoa especial até ter feito uma endoscopia e colonoscopia com sedação. concluí que afinal sou só normal, mas pelo menos sobrevivi.

quando a médica sugeriu que fizesse estes dois exames com sedação lembrei-me de uma amiga que tinha feito os mesmos exames uns meses antes e me tinha mostrado uma declaração que tinha de assinar que dizia qualquer coisa como: assine aqui a declarar que sabe que pode morrer durante a sedação e que não tem qualquer problema com isso. (ou pelo menos foi esta a interpretação que eu dei à coisa)
fico um bocadinho reticente quando me dizem para assinar este tipo de documento, ora vejamos:
  • desculpe, posso quê? quinar?
  • explique-me só mais uma vez porque haveria de assinar uma merda destas, por favor. (sou uma pessoa educada.)
  • e se morrer isto serve-me de quê, mesmo? 
  • "ah, ela assinou, quinou, azar!", é isso?
  • não acham mau o suficiente o teor dos exames? 
  • a vossa técnica de acalmar os pacientes sucks!
a doutora fez os possíveis para me convencer de que se tratava apenas de um procedimento tipo e de que os perigos era quase nulos. 
não acreditei. se havia uma minúscula probabilidade de quinar, e sendo eu tão especial, quinaria com certeza.
"sabe, uma vez um senhor teve um ataque cardíaco durante a sedação e faleceu. mas nem está provado que o ataque se tenha devido à sedação, percebe?"
percebo mesmo bem, senhora doutora! o senhor foi sedado e não voltou a acordar. long story short, quinou durante a sedação, foi isso não foi?
"sim, entendo, doutora. essas coisas podem acontecer a qualquer momento, não é?"

ataque cardíaco, damn! obrigadinha por partilhar este tipo de informação comigo, doutora. pode, por favor, chamar um psiquiatra? acho que estou a ter um ataque de qualquer coisa.

juro que até me controlei até ao dia do exame, mas quando me deitei naquela sala com camas em série senti-me uma espécie de lamb to the slaughter. senti-me tão pequenina e inofensiva naquela cama.
levaram-me para a sala de exames. cena à filme, do meu ponto de vista (estava a olhar para o tecto, literamente). "só vou aplicar a sedação quando a doutora chegar, ok?" sempre eram mais uns minutos de vida. "sim, ok, claro." 
a doutora apareceu e eu só senti um friozinho no estômago antes de apagar. acordei uma hora e um quarto depois para um chá e bolachinhas.

sou só normal, como se isso fosse pouco. sobrevivi e passei a ser pró-sedação.

ps: sobre o título do post, o hashtag é mesmo só para enganar porque aquilo é uma palavra única e é a mesma coisa que endoscopia digestiva alta. é uma palavra interessante, pronto. e achava eu que schwarzenegger era difícil de escrever.

Sem comentários: