quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

uma viagem ao mundo dos desportistas

no domingo passado participei num trail. fui fazer um trail, portanto. não sei muito bem como se diz, sou nova nisto, deixem-me em paz.

eu sabia que participar num evento deste tipo me havia de trazer chatices, eventualmente, o que nunca pensei é que elas chegassem antes da prova.

"numbi, ah, e tal, tens de tratar do almoço para depois da prova.", "procura um tasco fixe e marca.", "já marcaste?", "és uma seca!", "que andaste a fazer nos últimos anos para não conheceres nenhum tasco fixe?", "e agora, já marcaste?", "e agora?", "e agora?", "sou só eu.", "ah, afinal somos 6.", "indicaram-me estes tascos aí na zona, conheces?", "és uma seca.", "e agora?", "uma das pessoas é uma criança.", "já marcaste?", "és uma seca.", "e agora?". 

vi-me, naturalmente, obrigada a amuar.

quando, finalmente, escolhi um tasco e marquei o almoço pós-trail estava à espera de receber algum apoio do outro lado. precisava de apoio para me sentir confiante, era isso. tinha em mente qualquer coisa como "boa, numbi, estiveste bem.", mas o que recebi foi, em forma de amuanço, "és uma seca, não quero falar mais disto.". tudo bem, hei-de marcar muitos almoços, hei-de. raio de atitude, pá!

no dia da prova - valha-me nosso senhor que, além de ter pago para ir a um trail, estou a levantar-me às 8 da madrugada num domingo gélido - estava a chegar ao ponto de encontro e comecei a ver gente a correr para cima e para baixo, para trás e para a frente. estavam a aquecer. estavam a aquecer mais do que aquilo que eu consigo correr quando me esforço muito. triste, muito triste. fiquei com aquela sensação "esta é a vez em que participo para ter conhecimento de causa quando recusar os convites para os próximos trails.". até conseguia, alegremente, imaginar a conversa:

- numbi, vai haver um trail espectacular, queres ir?

e, em vez do habitual "não, nesse dia não posso porque tenho cenas importantíssimas para fazer.", ia dizer:

- não.
- porquê?
- não gosto de trails.

e agora é que ia começar a ser divertido:

- não gostas de trails? mas algum dia fizeste algum para saberes que não gostas?
- fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiz. não gosto.

espectacular, não é?

quando digo que fiz um trail pode parecer que fiz imenso exercício físico e que tudo o que tenho escrito por aqui nos últimos anos é uma treta, mas não, não me interpretem mal, o que fiz foi uma caminhada de 5 quilómetros, só isso. admito que corri cerca de 200 m quando uma fellow walker, que tinha acabado de conhecer, me disse "vamos correr um bocadinho?". respondi, instintivamente, "não.", mas ela ficou com ar tão confuso e desconfiado e me vi obrigada a mudar de atitude "sim, vamos.". acho que revirei um bocadinho os olhos antes de começar a correr.

o almoço, sim, foi a parte mais alta do dia (olha se havia alguma necessidade de amuar por causa de um almoço.). a comida estava boa, a bebida também e até a conta foi fácil de digerir.

quem é que tem muito jeito para escolher tascos fixes e baratos, quem é?

Sem comentários: