quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ah?? viro ligeiramente p'ra onde??

o meu sentido de orientação (escrevo como se tivesse um...) é uma merda. não é que eu não reconheça a esquerda e a direita, quando elas me aparecem à frente, mas sair na primeira à esquerda, na segunda saída da rotunda e virar na terceira à direita já é demasiada informação para mim!! a informação entra com a formatação correcta mas rapidamente é processada e transformada em dilemas do género: sair na primeira à esquerda, na segunda rotunda sair na terceira à esquerda e virar à direita. o meu cérebro não é capaz de armazenar este tipo de informação na ordem correcta. consigo decorar números de telefone, matriculas e montes de letras completas de músicas, que não interessam a ninguém, mas informação geográfica não! é escusado tentar....

desvios por motivo de obras e ruelas em rotundas são alguns dos meus maiores pesadelos orientacionais (ou whatever...). quando a rua é mesmo manhosa e tem todo o ar de ir dar a nenhures (ou whatever...) entra na mesma na contagem das saídas? e quem me garante que aquela placa de desvio tem sósias até ao local onde eu vou saber outra vez onde estou? e aquelas ruas, com ar inofensivo, que podiam muito bem ir dar a um parque ajardinado e em vez disso nos levam a uma via rápida qualquer, onde termos de percorrer quilómetros até encontrarmos uma saída onde possamos voltar para trás? é o terror! mas terrorífico mesmo é quando essa saída não dá directamente para uma rotunda onde possamos entrar directamente na mesma via rápida mas em sentido contrário!! uuuuuh...

e agora imaginem isto tudo... de noite!! :o :o :o assustador, eu sei!!

sou uma pessoa bastante previsível, mas o que podem contar que faça sempre é ir do ponto a até ao ponto b sempre pelo mesmo caminho, mesmo que existam 13 caminhos mais curtos, mais baratos ou simplesmente melhores. se eu conheço um caminho é esse o caminho que eu vou fazer! já, por diversas vezes, tentei fazer "o caminho mais rápido" e o número de vezes em que esse caminho se tornou menos rápido, por motivo de desorientação crónica, é praticamente o mesmo das vezes em que tentei.

a última aventura à numbi, neste maravilhoso mundo da desorientação geográfica, levou-me de penafiel a santo tirso pelo segunte trajecto: a4, a41 "ai, minha nossa senhora, que virei no sitio errado e isto não é a a41!! e agora o que faço?!? espinho?!? :o :o isso não é para sul?? eu não quero ir para espinho!!", a43 (para quem não sabe, como eu não sabia, a a43 é uma autoestrada que liga duas terras entre as quais só há floresta densa e microclimas muito estranhos) "porto, diz ali porto, yes!!!!", circunvalação, a3, a41, alfena, santo tirso.

ontem fiz dois pequenos desvios para chegar a casa de uma amiga. bem, na realidade, o que fiz foi perder-me duas vezes no mesmo sítio antes de perceber qual era o caminho certo, fiz o mesmo "pequeno desvio" duas vezes, foi isso... com o gps ligado... sim...

embora considere que os gpss não são muito user friendly, porque os cruzamentos com sobreposição de estradas ainda  me dão pequenos nós no cérebro, tenho de dar a mão à palmatória e dizer-vos que, para mim, depois da televisão, do micro-ondas, do computador, do telemóvel e das máquinas fotográficas, o gps é a melhor invenção de sempre!! eu sei que pondo as coisas nesta perspectiva se perde um bocadinho o impacto da sua importância mas, acreditem em mim, o gps está na minha lista de melhores amigos! (não, nunca experimentei a bimby nem a sizzix...) e toda a gente tem um amigo que só diz disparates, não é??

Sem comentários: