quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

falo-vos de fenómenos #16

34. crimes da moda.

há já algum tempo que estranhava a espontaneidade e o à vontade com que as pessoas faziam revelações algo íntimas e constrangedoras no facebook. "sou gay.", "o meu irmão é a pessoa mais espectacular que existe à face da terra e eu sou gay.", "a minha irmã é liiiinda, eu ainda faço xixi na cama e sou gay.", "a minha namorada trai-me, mas não faz mal porque sou gay.", "sou gay e gosto." 
não vejo mal nenhum em cada qual assumir a sua sexualidade com alguma naturalidade, mas parecia-me que faltava alguma sensibilidade às mensagens, um certo toque pessoal: "esta mensagem é dirigida a todos os meus familiares e amigos, que sempre me apoiaram nos bons e maus momentos e que sei que me apoiarão nesta decisão que tomei. decidi anunciar ao mundo a minha homossexualidade, uma vez que já não faz sentido esconde-la por mais tempo. muitos terão já notado um ou outro comportamento, considerado menos convencional, outros nem por isso, mas sei que posso contar com o apoio e compreensão de todos. sou homossexual e não voltarei a escondê-lo. beijinhos e abraços" parece-me uma mensagem mais apropriada para se anunciar ao mundo que se é gay, não acham? sei que quando uma mensagem no facebook diz "ver mais..." nos tira logo a vontade de ler o resto, mas tratando-se de um assunto desta natureza qualquer um de nós clicaria no "ver mais..." e até pagaria uns minutos extra de internet só para poder ler a mensagem completa, não é verdade?

pois, muito bem, acontece que todas estas mensagens têm sido apenas mal entendidos, e que todas (ou quase todas, vá) as pessoas que anunciaram no facebook que são gays foram apenas vítimas de um moderníssimo crime, ainda em fase de testes e expansão, de seu nome: facejacking! 
fui alertada muito recentemente para este método de ataque por danos morais quando me emprestaram um computador com uma conta do facebook aberta e me disseram "ei, nada de facejacking!". como uma menina muito espertinha, que sou, percebi logo do que se tratava e comecei a estar mais atenta às declarações mais chocantes que iam aparecendo no perfil dos meus amigos, e confirmei: há por aí muita vítima de facejacking!

e nestas andanças do facebook diga-se: ninguém está seguro! uma pessoa liga-se, vai à casa de banho por dois minutos e quando regressa é gay e tem o amigo mais fixe do mundo! ou então já tem vinte e três comentários àquela foto que acabou de publicar, em que está bêbado como um cacho e a fazer figuras tristes no meio da rua. uma pessoa esquece-se de desactivar o "ligar automaticamente" e quando regressa a casa, de um cansativo dia de trabalho, já tem sete amigos travestis e gays, "como nós", um vídeo impróprio e três fotos de miúdas semi-nuas publicados no mural e o irmão mais fixe do mundo que todas as miúdas giras deviam conhecer porque além de ser lindo de morrer tem outros atributos bastante apreciados pelo sexo aposto.

atenção, minha gente, estejam muito atentos a este fenómeno. é assim que se destrói uma reputação!

Sem comentários: