sábado, 9 de março de 2013

dia internacional da miúda

porque "mulher parece esposa, ou casada... para ti tem de ser um bom dia da menina ou miúda...", pois é, maninho?

até à data, o dia internacional da mulher passava-me mesmo muito ao lado. aliás, até tenho uma teoria que questiona a existência de tal coisa como o 'dia internacional da mulher', que é a seguinte: mas que raio, nós queremos ou não queremos a igualdade dos sexos*? existe algum dia internacional dos homens? então pronto, i've made my point! é que este dia é um dos dias em que me sinto mais diferente dos homens, porque este é o dia internacional da minha espécie, esses seres venusianos que receberam os marcianos de braços abertos com a única finalidade lhes fazerem a vida negra. e, a piorar a situação, toda a gente tem um amigo (que pensa que é) engraçadinho que faz questão de dizer "aproveita este dia porque os outros são todos nossos! muahahahah".

em angola é feriado no dia internacional da mulher e isto, para quem nunca deu grande importância à data, poderia parecer um bocadinho ridículo, mas não parece! e não parece porque, aqui, facilmente se compreende a necessidade de celebrar a mulher! num país onde as mulheres continuam a ser desvalorizadas, continuam a ser vistas como máquinas de fazer filhos e de tratar da casa, continuam a ser consideradas inferiores, numa sociedade liderada por homens, faz todo o sentido celebrar a mulher! faz todo o sentido enaltecer o seu valor, a sua sensibilidade, a sua inteligência, a sua força, a sua sensatez, a sua beleza, o seu altruísmo, a sua coragem. faz todo o sentido mostrar ao mundo que a mulher é um ser maravilhoso! que não é melhor nem pior que os homens, que é simplesmente diferente! é importante que o mundo compreenda que esta diferença não deve, nunca, ser usada como desculpa para inferiorizar as mulheres. é importante que fique claro, de uma vez por todas, que não é a força física que vai levar o mundo para a frente! vamos unir-nos para tornarmos o mundo um sítio melhor para todos! vamos dar uso às nossas diferenças, complementando-nos, como creio que tenha sido a ideia original.

nos esforcemos por sermos iguais! esforcemo-nos, sim, por nos respeitarmos uns aos outros nas nossas diferenças e por potenciarmos ao máximo as nossas diferentes qualidades.

vamos mudar o mundo! vamos muda-lo até não ser necessário um dia internacional da mulher! vamos muda-lo ao ponto de fazermos todas as mulheres sentirem que todos os dias são o seu dia! 


*(nota: contra a minha própria teoria, ali de cima, eu não quero a igualdade dos sexos! quero apenas igualdade de direitos, deveres e oportunidades. não quero ter força bruta nem quero que os homens se tornem mais frágeis. não quero ser mais conflituosa nem quero que os homens se tornem mais emotivos. quero sentir-me protegida e segura na firmeza dos braços que me envolvem e gosto de pensar que esses mesmos braços querem proteger-me e manter-me segura! não quero igualdade pelo simples facto de não ser igual!)

4 comentários:

Unknown disse...

Estiveste bem... Beijinho.

Jolie disse...

faz todo o sentido mostrar ao mundo que a mulher é um ser maravilhoso! :)

Jolie disse...

"quero sentir-me protegida e segura na firmeza dos braços que me envolvem e gosto de pensar que esses mesmos braços querem proteger-me e manter-me segura! ... :)
É lindo aquilo que escreves, Numbi!

numbi disse...

muito obrigada, jolie!! ;)