"muito estranho o título deste post, numbi, em angola não há mesmo gripe??"
"há, mas se tiveres febre ou dores no corpo provavelmente tens algo mais grave do que gripe, pelo que deves ir imediatamente ao centro de saúde!!"
fumar mata, se conduzir não beba e se for para angola não tenha vida própria.
não é nada pessoal e nem sequer se prende com questões raciais, apenas vou passar demasiado tempo a preocupar-me com a água e com os mosquitos. (porque não quero estar aqui a escrever sobre assaltos e trânsito prejudicial à saúde mental. (porque não quero estar aqui a escrever sobre homicídios.))
hoje fui à consulta do viajante e concluí (sozinha) que, se fizer tudo o que recomendam, não posso fazer mais nada que não seja: preocupar-me com a minha saúde. “porquê?” perguntam vocês (e muito bem.) "porque eles têm lá mosquitos que podem transmitir-nos o paludismo." respondo eu. “e esses mosquitos não dormem?” perguntam vocês prontamente (porque foi logo a primeira pergunta que vos ocorreu...) ao que eu respondo "dormem, mas quando esses se vão deitar estão a acordar os mosquitos que nos transmitem o dengue. e depois, quando estes se retiram para um merecido descanso, depois de um dia de trabalho árduo, estão os outros a acordar fresquinhos outra vez." parece complicado, não parece? e é!! mas, além de ser perigoso estar lá nas 24 horas que compõem o dia, ainda há alturas em devemos ter redobrado cuidado, são elas o amanhecer, quando os mosquitos do dengue acordam cheios de fome, e o entardecer, quando os mosquitos do paludismo acordam cheios de fome. o resto do dia é mais pacífico, tem só aquele perigo constante de estarmos vivos em hora de snack.
“és muito exagerada, numbi, sabes bem que há medidas de prevenção contra os mosquitos. há medicamentos que, embora não sejam 100% eficazes, ajudam! (se não aguentares os efeitos secundários é que podes ter problemas...) já para não falar no repelente de insectos, que é muito útil, quando utilizado várias vezes ao longo do dia... se dormires com o ar condicionado ligado numa temperatura baixinha (cheia de frio portanto) os mosquitos também não vão querer entrar no teu quarto. ah, não te esqueças da rede mosquiteira nas janelas… (e tem atenção para ver se não está mais furada do que devia…) não te aproximes de águas estagnadas porque é aí que eles preferem estar. usa o cabelo preso, porque lá é muito quente e vais transpirar na parte de trás do pescoço, que se torna muito apetecível aos meninos. usa roupas claras e largas e não deverás ter problemas com os mosquitos! não te esqueças, numbi, prevenir é o melhor remédio!”
“ah, se é SÓ isso que tenho de fazer… não haverá problema! concluo então que ter uma vida própria esteja fora de questão?...”
não vou falar da água local, imprópria para consumo, para lavagem de frutas e vegetais e para lavagem de dentes. resumindo: água imprópria!!
e, por fim, falaria do trânsito e dos assaltos mas… falo disso quando tiver conhecimento de causa.
wish me luck, acho que vou precisar.
Sem comentários:
Enviar um comentário