segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

não gosto da minha ansiedade...?

li este artigo sobre ansiedade. eis o que quero reter:

"nós, pessoas ansiosas, somos seleccionados porque mais dificilmente saltamos de um precipício ou nos tornamos pilotos de combate." (check!)
"... níveis moderados de ansiedade melhoram o desempenho..." (vamos esperar que sim...)
"há provas históricas de que a ansiedade pode ser um aliado do génio artístico e criativo." (... estou a contar com isso!)
"... o refinamento da sensibilidade artística estava directamente ligado a uma disposição nervosa." (mas trata-se de um processo...)
""criatividade excepcional" está muitas vezes ligada à psicopatologia; pode muito bem acontecer que alguns mecanismos cognitivos ou neurobiológicos que predispõem algumas pessoas a desenvolver problemas de ansiedade também fomentem um pensamento criativo." (... longo...)
"não, a ansiedade só por si não nos vai transformar num poeta ou cientista na lista dos prémios nobel. mas se a domarmos correctamente poderá tornar-nos melhores trabalhadores." (... e que pode não ter os resultados previstos...)
"... alguns estudos mostram que a preocupação excessiva está aliada à inteligência." (... embora dê mesmo a sensação de que terá!)
"... a ansiedade facilita a adaptação evolutiva..." (e a quem muda...)
"... a principal causa do crash financeiro de 2008 foi a de os políticos e os financeiros serem estúpidos ou insuficientemente ansiosos..." (esta não conta, mas tinha mesmo de a passar para aqui...)
"... a ansiedade é produtiva..." (... deus ajuda!!)
""detesto a tua ansiedade e detesto que ela te faça infeliz", disse-me uma vez a minha mulher. "mas e se as coisas que eu adoro em ti estiverem ligadas à tua ansiedade?" "e se", perguntou ela, indo ao fundo da questão, "te curares da ansiedade e te tornares um palerma total?"" (e eu sempre soube...)
"a minha ansiedade pode ser intolerável. mas talvez também um dom - ou pelo menos o outro lado de uma moeda que devo pensar duas vezes se quero mesmo trocar. por muitas vezes que a ansiedade me tenha retraído - impedido de viajar ou de aproveitar oportunidades ou tomado certos riscos - também me levou, inquestionavelmente, a avançar." (... que além de ter um dom...)
"... na fraqueza e no que nos envergonha está também o potencial de transcendência, heroísmo ou redenção. a minha ansiedade continua a ser uma ferida incurável que, às vezes, me retrai e enche de vergonha. mas também pode ser, ao mesmo tempo, uma fonte de força e de algumas bênçãos." (... sou uma pessoa cheia de potencial!!)

1 comentário:

Jolie disse...

Estou de acordo, principalmente com:
"... a principal causa do crash financeiro de 2008 foi a de os políticos e os financeiros serem estúpidos ou insuficientemente ansiosos..."
Quanto ao resto, tenho a dizer que:
- Vamos esperar que sim... estou a contar com isso!...mas trata-se de um processo longo e que pode não ter os resultados previstos, embora dê mesmo a sensação de que terá! E ... a quem muda, Deus ajuda!
E alem disso, ... eu sempre soube que além de ter um dom, tu és uma pessoa cheia de potencial!!!

Beijinhos**