sexta-feira, 17 de maio de 2013

a minha hipófise às vezes fica confusa...

diz que fazer exercício físico leva o corpo a libertar endorfina, uma substância natural produzida pelo cérebro que regula a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem-estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural que reduz o stress e a ansiedade, aliviando as tensões.

agora é o seguinte, ontem fui a mais uma aula de spinning e a meio da aula, em desespero total, pensei "djizas, dói-me tudo!! bem-estar e prazer, a sério??" o que se transformou numa bola de neve de pensamentos que culminaram neste ":o devo estar estragada!!".
  1. não sinto bem-estar nem prazer quando penso sequer em equipar-me para praticar desporto. equipar-me para praticar desporto equipara-se a conduzir até ao consultório do dentista. (vou só acrescentar aqui um ponto, que considero muito relevante: nem comprar roupa de desporto me dá bem-estar e prazer. é esta a dimensão da coisa!!);
  2. não sinto bem-estar nem prazer quando estou a praticar desporto. costumo cansar-me, ter dores e chegar sempre à mesma conclusão: não gosto disto!!;
  3. não sinto bem-estar nem prazer depois de praticar desporto. sinto-me cansada, dorida, esfomeada e sem forças para fazer o que quer que seja.
acho que o meu corpo está baralhado e liberta endorfina por outros motivos, que não a comum prática de exercício físico. deixo aqui alguns exemplos de actividades que fazem o meu corpo libertar endorfina, as in: actividades que me fazem sentir bem e me dão prazer:
  1. cantar;
  2. comer;
  3. ouvir música; 
  4. namorar;
  5. dançar;
  6. ir ao cinema;
  7. ver televisão;
  8. ir às compras; (roupa de desporto excluída...)
  9. passear;
  10. mergulhar em água quente;
  11. apanhar sol no inverno;
  12. and...
  13. so...
  14. on.
ps: a hipófise é a glândula responsável pela produção e libertação de endorfina.

Sem comentários: