segunda-feira, 13 de maio de 2013

o poder supremo

são pedro foi um dos 12 apóstolos de jesus cristo, segundo o novo testamento, e é considerado pelos católicos como o primeiro bispo de roma, ou seja, o primeiro papa da igreja católica.
segundo o evangelho de são mateus, jesus disse a pedro "eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
estas chaves, de que jesus falava, não eram chaves materiais mas sim a autoridade suprema de governar a igreja. e "ligar" e "desligar" referiam-se ao poder de "permitir" ou "proibir" e "condenar" ou "absolver", ou seja, ao domínio disciplinar da excomunhão e as decisões doutrinais e jurídicas.

"numbi, tu sabes muitas coisas!!!" sim, sei, mas as coisas que escrevi ali em cima não são fruto da minha espectacular memória e paralela inteligência, mas sim frutos daqui.

depois de feita a introdução eis que revelo o assunto que me levou a escrever este post: uma vez mais, e porque he's back in town, este post é sobre o "cristo" aqui do estaminé.

aqui no tasco há uma espécie de back-up de chaves, onde estão guardadas as chaves de todas a salas da empresa. todas, à excepção da chave da nossa sala!
parece-me bastante óbvio que, havendo informações confidenciais e materiais e equipamentos de elevado valor em diversas salas, o arquivo das chaves seja de acesso restrito, na realidade só acessível a uma ou duas pessoas. depois cada um é responsável pela sua sala e pelas chaves que lhe forem confiadas. mas há que deus que desta sala, onde apenas deixamos os portáteis, não pode haver chave suplente. porque isso é tudo muito bonito mas é cantado. (não sei, estou só a supor que seja qualquer coisa deste género que lhe vai na alma...).
visto que há aqui, claramente, uma obsessão por chaves, o "cristo" de vez em quando lembra-se de mandar fazer chaves e de as distribuir, como quem diz "may the force be with you!!". 
hoje, além de nos dar a chave da porta de entrada do prédio, que tinha mandado fazer, também nos obrigou a ir experimenta-la! a situação foi tão ridícula que não consegui conter-me, ri-me como uma perdida. espero que ele não tenha percebido...

Sem comentários: