segunda-feira, 3 de junho de 2013

polícia e ladrão

"dona numbi, o seu carro está muito sujo, vou ter de multa-la. ou então prepare uma gasosa e fica resolvido!"

é esta a abordagem da polícia nas operações stop. "vou multa-la por uma coisa que não está escrita na lei, mas se quiser subornar-me é na boa, ok?"

da outra vez eu ate tinha cometido uma infracção, mas isso são factos irrelevantes neste tipo de operações.

a última "gasosa" que tive de dar foi porque não tinha a fotocópia da carta de condução portuguesa autenticada. na verdade nem sequer é necessário ter a fotocópia da carta portuguesa quando se tem a carta angolana ou o recibo que a substitui, mas o senhor tinha de me "levar para a esquadra!" e eu não estava mesmo com disposição para o aturar.

em angola a corrupção é um dado adquirido. umas das primeiras coisas que aprendemos quando aqui chegamos é: quando a polícia te mandar parar e te disser que te vai multar, seja por que motivo for, pergunta sempre se não dá para resolver a situação de outra forma. o que eles querem é um suborno!

eu fico possuída por um espírito mau quando estes gajos se fazem ao suborno tentando alegar que a culpa é minha, que ando com a documentação toda certinha e direitinha.... possuída!!!

em angola a polícia rouba mais do que os ladrões!!

Sem comentários: