quarta-feira, 14 de março de 2012

numbi strikes again

pois é, há já algum tempo que não relatava por aqui uma aventura à numbi. a de hoje prende-se com questões geográficas.

sempre achei que o mapa mundi (era assim que lhe chamava até ser muito gozada "porque se diz mapa mundial e não mapa mundi, daaaaah....") é uma coisa útil mas não muito confiável. se queremos cultivar-nos em geografia sim, tudo bem, o país fica algures ali, faz fronteira com este e aquele países e tem por capital tal cidade. agora se queremos ser um bocadinho mais específicos a coisa complica-se.
"é aqui, em lisboa" "ah? dizes lisboa e apontas para madrid?" "estou a apontar para lisboa, pá, tenho é um dedo gordito!" "ah, bom..."
"é nos eua, neste estado." "carolina do sul? estás a apontar para a carolina do sul? norte? é que o teu dedo gordito acabou de conquistar 5 estados..."
"a russia é o maior país do mundo, vês?" "ver até vejo, mas no outro dia vi um mapa da minha freguesia e deu-me a sensação de que o lugar numbiplace era ligeiramente maior que a russia... assim a olho nu dá essa sensação, mas também não vou jurar..."


a minha aventura não teve qualquer tipo de relação com a texto acima (pá, lembrei-me daquilo e escrevi...).

a minha aventura relaciona-se com isto: no alentejo - "sabes onde é o posto médico?" "sim, é ali junto à casinha branca."; no algarve - "sabe onde é o posto dos correios?" "sim, é junto à praia."; no porto - "procuro o restaurante 'francesinha invicta'." "é na rua em paralelos."; no meio do mato - "ando atrás de um esquilo que vi passar..." "procure junto ao mato." percebem a ideia? é necessário especificar um nadita mais. nem digo muito, digo um nadita pequenino.
é como dizer "é entre o posto de bombeiros e o posto de correios". não é suficiente, é necessário especificar mais, percebem? eu sei que não haverão muitas freguesias que tenham um posto de correios e um posto de bombeiros assim lado a lado mas, assim como quem não quer a coisa, consigo indicar pelo menos duas: a freguesia onde fui buscar o meu bolo de aniversário e a freguesia onde ele realmente estava!! "sim, estou a ver os bombeiros e os correios, mas não tem aqui nenhuma rua entre os dois..." "é nessa rampa!" "não, não há aqui rampa nenhuma..." "é junto aos bombeiros de numbiland de baixo" "aaaaaah, estou em numbiland de cima..."

Sem comentários: