segunda-feira, 23 de julho de 2012

todas as estradas de luanda

deviam ter um letreiro à entrada que avisasse os automobilistas: bem-vindo à selva! ou cuidado com os animais! ou ainda tenha medo, tenha muito medo!!

hoje demorei 3 horas a fazer os vinte e poucos quilómetros (escrevi kilómetros e fui corrigida aqui pela super inteligência que é o meu computador. acho que estou a ficar com problemas...) (dá uma média aproximada de 8km/h, sim, vim devagar... muuuuito devagar...), que separam a minha residência do meu local de trabalho. pode parecer que não, mas 3 horas dão para tirar muitas conclusões:
1ª esta m**** é a selva!
2ª por cá existem cinco modelos de jipes/suvs da toyota: rav4, land cruiser; prado, fortuner e sequoia. já para não falar no toyota tundra, o animal, nas hiaces dos candongueiros e nos starlet, corollas e yaris da população, em geral;
3ª expliquem-me outra vez o que é que eu estou aqui a fazer, já não me lembro...

lembram-se da publicidade ao ecoponto? o das criancinhas a ensinarem-nos com era fácil reciclar? pois bem, aqui têm desses anúncios para comportamentos perante semáforos verdes e vermelhos, passadeiras, etc. há uma rádio (com um locutor bem chatinho, por sinal) que todas as manhãs insulta os fellow cidadãos: não pode passar quando o semáforo está vermelho para o peão, só pode atravessar quando está verde, meu kamba. mas se tiver verde para os carros, não pode atravessar. sr. taxista, não pára no meio da via para deixar ou apanhar passageiros. e que diz coisas como: o trânsito tá numa boa. o trânsito apodreceu. bem, isto tem de ser ouvido para se ter noção da dimensão da coisa.

desde que cá estou já cometi estas contra-ordenações (são as que me lembro):

- pisar e repisar linhas contínuas, over and over (em frente à polícia);
- ultrapassar pela direita (em frente à polícia);
- não parar nas passadeiras (em frente à polícia);
- fazer rotundas em sentido contrário (nesta tive sorte...);
- andar na berma (em frente à polícia);
- ultrapassar os limites de velocidade (estou a partir do princípio que sim, porque na realidade não sei quais são.) (em frente à polícia).

gamaram-me os espelhos do carro enquanto escrevia este post, damn!!

Sem comentários: