segunda-feira, 6 de agosto de 2012

somos da civilização e vimos em paz!

sábado à noite fomos ao cinema (cinééma, para quem só percebe português de angola). estava uma fila enorme para comprar bilhetes, o atendimento estava lentinho qb, como quase tudo o resto aqui por estas bandas, e uns minutos largos volvidos desde a nossa chegada, e já com uma fila enorme atrás de nós, eis que aparecem dois xicos espertos (um xico e uma xica) que se metem na fila, mesmo à nossa frente, e dizem "nós estávamos aqui atrás deles." referindo-se às pessoas imediatamente à nossa frente (que eram, sem quaisquer tipo de dúvidas, as últimas pessoas da fila quando lá chegamos.). um dos meus amigos disse "ya, não há problema, na boa!" e eu pensei "tem de ser, não é? senão ainda levamos nas trombas...". uma cena que em portugal, entre portugueses, dava no mínimo direito a bate boca, se é que não daria direito a outro bate qualquer. aqui deixamos andar porque acho que existia mesmo a possibilidade de sermos agredidos, no mínimo insultados. começo a desconfiar que qualquer motivo é um bom motivo para insultar ou agredir um pula (branco, para quem só percebe português de portugal.).
(desconfio que eles sofrem de um complexo de inferioridade que os obriga a mostrarem-se mais fortes, mais duros, mais maus (sim, mais maus.) para nós termos a certeza de que não somos superiores a eles e para sabermos, peremptoriamente (quem é a maior, quem é a maior? sou eu a numbi!!) (não, não é porque sou portuguesa, é porque escrevo palavras difíceis!), quem é que manda aqui.

perdoem-me estar a generalizar, mas este povo não conhece o conceito de civilização.

como se diz que em angola não há gripes, também poderia dizer-se que em angola não há filas porque, como os sintomas de gripe podem culminar com um diagnóstico de paludismo, os indícios de fila podem resultar no caos completo! os angolanos são incapazes de formar uma fila ordenada! estarem uns atrás dos outros, por ordem de chegada, é uma cena que não os assiste. "porque hei-de ficar aqui atrás se posso tentar ir ali para a frente? basta-me passar aqui ao lado da fila..." e quando 831647 gajos estão a pensar exactamente a mesma coisa obviamente que "aqui ao lado da fila" passa a ser um lugar caótico ocupado por uma multidão.

uma "fila" de trânsito em portugal igual às "filas" de trânsito de luanda dava muito trabalhinho à tvi...

3 comentários:

MT disse...

Só faltou dizer o filme que viste, foi o Casablanca ou o Chaplin?

numbi disse...

batman - the dark night rises
sem contratempos! ;)
actualizadíssimos!! :D

numbi disse...

(à excepção dos contratempos, claro, porque pelos lados da terra dos sonhos andam aos tiros porque sim, porque é giro e para terem os seus 15 min de fama = the american dream...)