quinta-feira, 15 de novembro de 2012

zoom, o mundo dos sonhos

hoje fizeste-me tanta falta!! eu sei que ainda é muito cedo, mas há dias assim...

diziam-me, ontem, que tenho de assentar os pés na terra, descer ao mundo real, que vivo num mundo de sonhos, de contos de fada... confesso que achei o conselho disparatado, "eu vivo num mundo de sonhos? contos de fada? não, não me parece... estou em angola, acho que ninguém sonha em estar em angola, muito menos quando tem a família e os amigos lá, longe. não, isso é um grande disparate!". mas hoje, hoje fez mais sentido o disparate de ontem. 
não estou em angola porque fui obrigada a vir, estou cá de livre e espontânea vontade e, se me afastei, e digo-o apenas no sentido físico da palavra, foi porque quis. foi para me afastar de algumas coisas e de algumas pessoas, para mudar a minha vida, foi pela experiência e pelo salário, foi para me testar. e não posso dizer que esteja a ser um desafio fácil. estar em angola é como ter de desenhar umas daquelas palavras de "desafio difícil" do pictionary, desenhamos e ficamos à espera que alguém consiga decifrar o nosso código, o nosso olhar de "lembras-te daquela vez?", de "vá, ajuda-me aqui!", até o nosso revirar de olhos que grita "não, palerma, estás muito frio.", a nossa expressão de "está a acabar o tempo, pá, mais, mais!!". em angola têm-me saído muitos desafios difíceis e, das duas uma, ou me transformo numa desenhadora profissional ou vou ficando para trás. achava eu que estava a acompanhar o jogo, mas hoje percebi que estava em zoom, afinal estou cá atrás a fazer batota para ver o mesmo que os outros vêem, para ver mais à frente. e afinal, como é que se desenhar 'ar'? como se desenha 'primavera'? como se desenha 'ámen'? como se desenha a costela de adão ou a maça de eva? como se desenha 'viver'? como se desenha 'século'? como se desenha 'paciência' ou 'magia'? tenho a certeza de que não faltam por aí óptimas ideias em resposta a todas estas questões, mas todos sabemos também que, na prática, a coisa não é assim tão pacífica.

hoje precisei muito de ti e tu não estavas aqui para mim... podia ficar triste contigo, mas não seria justa, pois não? tu estás longe porque eu me afastei de ti. hoje precisei de ti, não te tive e sou a única pessoa que posso culpar por isso... 

não estava consciente de que, ao fugir dos problemas, também estava a fugir das soluções.

hoje estou particularmente triste por estar cá, longe de ti e do teu carinho. da tua atenção e da tua paciência. 

existem comprimidos para muitos males, mas não para todos.

sim, eu sei que há males que vêm por bem... ainda tenho alguma esperança na minha imaginação e técnica de desenho.

Sem comentários: