sexta-feira, 30 de novembro de 2012

now and forever (and ever)

"doutor, dói-me o dedo grande do pé. por favor tenha em consideração que estive uma temporada em angola."

quando as pessoas me diziam "estar em angola é uma experiência que nunca esquecerás!" eu não tinha noção da dimensão da afirmação.

antes de vir, achava que era por ser um mundo completamente diferente do meu, que me faria experimentar coisas impossíveis de experimentar no meu país. depois de chegar mudei de ideias, achei que seria do trauma. o trauma de andar no meio deste trânsito caótico, da pobreza e da berrante riqueza, da devastação provocada por 5 minutos de chuva, dos mosquitos maléficos, das baratas "querida, ampliei as baratas", dos buracos "querida, ampliei os buracos" nas estradas, dos assaltos, dos maus cheiros e do lixo espalhado por todo o lado. mas não! angola é uma experiência que nunca esquecerei porque, para o resto da minha vida, serei obrigada a lembrar-me de que cá estive! sim, leram bem, "obrigada a lembrar-me"! 
"mas foi uma experiência tão má que prefiro arquiva-la nas catacumbas da minha memória..." 
"não podes, tens de lembrar-te para sempre!!" 

e porque? é o seguinte: "em angola não há gripe", o que há em angola é paludismo, aka malária.

a malária mata cerca de 3 milhões de pessoas por ano e afecta cerca de 500 milhões. no wikipédia pode ler-se que "a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos", a cada 30 segundos!! 2880 crianças por dia! é uma informação perfeitamente assustadora!! mas há mais: como pode também ler-se no site "a malária maligna... é uma emergência médica. as outras malárias são doenças crónicas.", doenças crónicas, meus amigos, crónicas!! é possível apanhar malária e guarda-la bem guardada até ela decidir manifestar-se, daqui por um mês, um ano, uma década! é possível que aos 62,5 anos eu sinta umas dores no corpo e tenha febre e o diagnóstico seja malária! 

terei de ter para sempre presente que estive em angola. que fui mordida por mosquitos e que posso ter malária!! é este o alcance da expressão "uma experiência inesquecível!"

Sem comentários: