sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

eis a razão pela qual não vou trabalhar na próxima segunda-feira

é feriado em angola. (estavam à espera de qualquer coisa mais rebuscadita, não era? mas a razão é mesmo esta e só esta. podia ser porque vou tirar o dia de férias para fazer qualquer coisa incrível, ou porque vou sentir-me indisposta, podia até ser porque sou uma profissional exímia e o chefe resolveu dar-me um bónus, mas não, não venho trabalhar porque é feriado, ponto.)

agora, se querem saber a razão pela qual é feriado em angola na próxima segunda-feira continuem a ler este post, que eu vou resumir a história que podem ler aqui ou aqui.

a 4 de fevereiro de 1961 alguns patriotas angolanos desencadearam um ataque contra a cadeia de são paulo e a casa de reclusão, em luanda, com o intuito de libertarem presos políticos e que deu inicio a uma luta contra o regime salazarista - luta armada de libertação nacional aka guerra da independência - que culminou com a proclamação da independência de angola a 11 de novembro de 1975.

trata-se então de uma data de extrema importância para o povo angolano que, como qualquer data importante em portugal, me dá sempre muito gozo celebrar. em casa. sem fazer nada.

2 comentários:

Unknown disse...

Um colega mais velho disse-nos, ontem, que foram presos políticos portugueses que iniciaram uma fuga da prisão de S. Paulo e isso é que incitou, depois, os combates.

numbi disse...

"a arrojada acção tinha como objectivo primário libertar os presos políticos angolanos que se encontravam encarcerados nas cadeias visadas, acusados pelas autoridades coloniais de actividades subversivas."
também não me parece muito coerente que a policia política portuguesa mantivesse presos políticos portugueses nas cadeias angolanas, mas não posso pronunciar-me sobre o assunto, só sei o que li...