terça-feira, 2 de outubro de 2012

explica-me como se eu fosse...


as primeiras hipóteses que me ocorreram foram as de somar, subtrair, multiplicar ou dividir uns números pelos outros até encontrar a solução. tentei várias combinações de 4, 2 a 2, mas não estava a chegar a lado nenhum. transformar aquilo em código binário também não resolvia o meu problema (não sei fazer isto e nem sequer sei se isto se faz, estou só a tentar causar boa impressão), um jogo de números e letras também poderia levar-me a algum lado, mas então pensei "isto é mesmo complicado! as crianças do infantário devem ser todas sobre-dotadas!!" depois pensei melhor "crianças do infantário?? as crianças do infantário não sabem fazer contas!!" e só depois comecei a pensar logicamente. se as crianças não sabem fazer contas é porque não há contas a fazer e se não há contas a fazer é porque a solução é uma brincadeira de crianças e não rocket science! ah, não são números, são meros desenhos. quando era pequena (agora ainda faço isso, mas não quero escrever sobre esse assunto...) costumava pintar as bolinhas dos números e das letras. et voilá! 

desconfio que a "educação" nos afasta da lógica. quanto mais "educados" somos mais complicamos as coisas. não é por acaso que as pessoas mais "educadas" são as que têm mais problemas psicológicos: pensam demais, complicam mais! e mesmo sabendo que ler o enunciado é meio caminho andado para a resposta, nós, os "educados", achamos sempre que nos querem tramar e por isso fazemos testes à maçã para nos certificarmos de que não está envenenada, mesmo quando nos é dito à partida que a bela adormecida lhe deu uma trinca e que, afinal, continua acordada.

escrevo educação entre aspas porque educação e "educação" são coisas completamente distintas! eu conheço pessoas "educadas" e muito "educadas", até, que de boa educação têm muito pouco.

usemos o termo ensino e deixemos a educação para quem realmente a tem.

2 comentários:

Anónimo disse...

juro que ainda pensei um xisquito mas depressa cheguei à conclusão que me ia dar dores de cabeça, e como nao gosto de admitir que por vezes sou um xisquito burro, pra não dizer que não consegui, fui ler a solução...
"prontos".


numbi disse...

aposto que também tentaste fazer contas, como eu!!
não és um xisquito burro, és "educado"... :D