quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ll

existem alturas na vida em que temos a sensação de que estamos só a fazer uma pausa e que já voltamos para viver mais um bocadinho, do tipo "ó vida, espera aí um nadita que eu vou ali e volto já!". como quando dormimos, por exemplo, fechamos os olhos num dia e sabemos que no dia seguinte, se tudo correr como esperado, acordamos para viver mais um dia. (quem diz um dia e no dia seguinte diz no mm dia, pronto, não vale a pena entrarmos nesse tipo de discussão...).
eu tenho muitas vezes a sensação de que estou a gastar demasiado tempo em pausas, porque sei que o relógio não pára, esteja eu a viver ou a fazer uma pausa. tenho esta sensação quando estou triste, quando me sinto só, quando sinto que não pertenço, quando as coisas se tornam monótonas... sinto-me muitas vezes em pausa...


as minhas primeiras férias, da era "angola", em portugal surtiram um efeito estranho em mim, que vou tentar descrever.
antes de vir para angola estava ao mesmo tempo assustada e entusiasmada, ia viajar 6500 km, rumo ao desconhecido. ia conhecer um povo diferente, uma cultura diferente, um clima diferente, tudo seria diferente e eu sabia-o. vim, tive um ligeiro choque inicial, mas acho que a minha adaptação até nem foi muito dramática. passados 15 dias já estava relativamente ambientada e habituada aos horários (isto sim, é dramático!) (na verdade ainda não estou habituada, mas gosto de pensar que sim...). 2 meses volvidos fui de férias e, ao contrário do que me diziam: "vais ficar maravilhada, a calma, a ordem, a claridade...", não senti nada disto. o que senti foi "play". carreguei no botão de pausa quando vim para angola e agora, que me encontrava em portugal, voltei a accionar o "play". nada novo, parei o filme e voltei a liga-lo, estava exactamente na cena em que o tinha deixado. não senti nenhuma calma em especial, senti a calma normal, não senti nenhuma ordem em particular, era a ordem habitual, e a claridade? estava sol, só isso. 
tudo exactamente como eu tinha deixado. 
mas havia uma coisa importante a salientar: a minha vida em angola também esteve em "play", numa espécie de realidade paralela. como se de um sonho se tratasse (neste caso em versão sonho agreste ou pesadelo suave). mas não me foi possível misturar as coisas. água e azeite. é como se fechasse os olhos e entrasse noutro mundo. portugal e angola são de facto realidades paralelas!

5 comentários:

Mar disse...

se tens os dois botões a escolha está fácil. esquece o da pausa. afinal estás a viver uma experiência única, que embora possa não ser a coisa melhor do mundo, vais ficar certamente uma pessoa diferente. tem sido tão bom viajar contigo, a partir daqui, por angola!
lembra-te daquele sítio maravilhoso que nos deste um cheirinho: carpe diem!

Unknown disse...

Revejo-me nisto, apesar de não ter ido de férias e ter ficado cá, da primeira vez, só quatro semanas! (= mas estou com a sensação de || agora mesmo... e parece-me que vai durar uns anitos! =)

numbi disse...

mar, eu tenho os dois botões, só não tenho qualquer tipo de controlo sobre eles... escrevi "carreguei no botão", mas na verdade eu não fiz nada, estes sentimentos de play e pause são involuntários, não há nada que eu possa fazer para os accionar ou desligar.
conheces a série fringe? as mesmas pessoas em dois mundos diferentes? é tipo isso! ;)

numbi disse...

pedro, é estranho pensar que estaremos em || por uns anitos, não é? pode ser que a partir de determinada altura o sentimento de || desapareça! :)

Unknown disse...

Só vi agora a tua resposta! :) Sim, pode ser... desde então já percebi que, se considerar que a razão de cá estar pode melhorar a minha situação quando a || acabar, penso que a sensação de algum desconforto (chamemos assim) é atenuada! E eu sei que partilhas da minha opinião de que estar cá pode (e vai) melhorar a nossa vida, se calhar até de várias maneiras! :) ***
P.S.: paraapróximaescrevosemmaiúsculasparaenquadrarmelhornoblog! :P *