quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

adorava escrever assim, como ela!

estou a ler o livro "comer, orar e amar" da autora Elizabeth Gilbert e estou a adorar!! a-do-rar!!!
ainda estou no início do livro e por isso não posso pronunciar-me sobre o enredo misterioso, sobre a jovialidade oferecida às personagens, sobre a descrição fantástica de todos os cenários, nem mesmo sobre o final feliz (prefiro finais felizes, só isso).
é a maneira como ela escreve que me faz adorar o livro, sem sequer ter noção de como se vai desenrolar a história. a leitura é tão leve, os parêntesis são tão ilucidativos daquilo que lhe vai na alma quando os escreve, os "à partes" são tão oportunos e reveladores da sua personalidade e a cultura com que nos vai presenteado aqui e ali ... dessa nem quero falar para não deprimir.
não sou assim muito dada à leitura, gostava de o ser e tenho vindo a melhorar o meu racio de livros/ano, mas toda eu sou cinema e tv. até há bem pouco tempo se me perguntassem "já leste o livro xxx?? é muito bom!!" eu responderia "ainda não fizeram o filme disso?" na esperança de que alguém já tivesse tido toda a trabalheira de ler o livro inteirinho e de, quase miraculosamente, o ter transformado num filme!! é que dá bastante trabalho juntar e imaginar aquelas palavrinhas todas! juntar os grandes olhos castanhos com os caracóis loiros da personagem principal, o vizinho gordo com bigode e nariz vermelho, mais o jardim com a àrvore centenária e o banco por baixo, já p'ra não falar nos compartimentos da casa, os azulejos azul água da casa de banho e o cortinado em tons de dourado na sala.
o ano passado mudei um bocadinho esta minha filosofia e comecei a ler uns livros clássicos. uma colecção intitulada qualquer coisa como: leia o livro, veja o filme. li os livros e, contra todas as minhas expectativas, não fiquei com vontade nenhuma de ver os filmes...
o livro ao qual estou agora a dedicar alguns minutinhos da minha vida, como sabem, saiu em filme no ano passado. não o vi... o cartaz não era muito apelativo, pelo menos eu não achei (não tinha nenhum rapazola jeitoso na imagem). porque estou então a ler o livro? porque uma amiga o leu, eu perguntei-lhe se gostou, ela disse que sim, pedi-lho emprestado e ela emprestou! :) uma querida, eu acho!
isto tudo para concluir o seguinte: acho, muito sinceramente, que o filme não pode traduzir a forma como esta senhora escreve, parece-me muito, mesmo muito difícil, se não impossível... acredito em bons argumentistas, em bons realizadores e em bons actores, no entanto parece-me que não... não...
estou a a-do-rar!!

2 comentários:

MundoDoRainho disse...

ler é como rir... o melhor remédio, mas deixa-me informar-te... na parte da escrita não estás tão má como isso...

numbi disse...

se dizes isso é porque ainda não leste o "comer, orar e amar", senão vinhas para aqui insultar-me!! ;)