sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

no meu refúgio...

não sou uma menina da cidade...
não o sou porque não nasci numa cidade e, de qualquer das formas, parece-me que isso é mais um conceito do que outra coisa... quero eu dizer com isto que: ser menina da cidade e ser "menina da cidade" não é bem a mesma coisa, uma é literal, a outra é um conceito. ser "menino da cidade" tem até, do meu ponto de vista, uma conotação negativa sendo quase o mesmo que dizer "tens a mania", sim, basicamente é isso, "tens a mania!". não se zanguem comigo todos aqueles que nasceram numa cidade e estão agora a pensar "sua parola, tu é que tens a p*** da mania..." vocês são meninos da cidade só no sentido literal da coisa, porque não tiveram a sorte de, como eu, nascer numa aldeia, o que não significa, automaticamente, que também são "meninos da cidade", ok?? Aliás, conheço muitos meninos que não nasceram em cidade nenhuma e são a exacta definição de "meninos da cidade"!

sou, orgulhosamente, aldeã!! só quem não me conhece poderá julgar o contrário.
bem, isto que escrevi já foi verdade, em tempos passados, neste momento acho que sou... vilã, mas não entremos por esses campos menos... claros...
continuemos pra bingo... (lá estarão os "meninos da cidade" a pensar que sou uma pessoa mesmo mal (in)formada porque os bingos aqui da cidade até já fecharam portas e essa expressão não se aplica minimamente aqui "kiduxa" "sua fofa" e, assim sendo, utilizarei outra expressão: passando à frente...)
sempre fiz questão de informar os meus amigos e conhecidos de que "não sou de cá, sou da aldeia", isto porque já lá vão muitos e longos anos desde que passava as minhas semanas inteirinhas na minha terra natal.
sou uma pessoa plenamente consciente das vantagens e desvantagens de morar numa terra pequena e, após análise dos prós e contras, sou completamente pró terras pequenas!! gosto de dizer bom dia às pessoas, quando passo por elas na rua, gosto de conhecer a sra. maria da venda, o sr. zé do talho , o sr. manel sapateiro e até a dona joaquina dos lados lá de cima. gosto que me perguntem pelo meu tio que estava doente, pelo meu avô que agora anda mais devagar do que de costume, pela minha prima que é muito boa pessoa e pela minha vizinha que, no outro dia, nem "salvou a gente"... sim, salvar, cumprimentar, dizer qualquer coisa: é regra básica!
acho liiiindo quando vou tomar café acompanhada pelo meu querido irmãozinho, entramos no "tasco" e ele cumprimenta TODA a gente!!
creio que a primeira pergunta lógica a fazer depois de tudo o que estou para aqui a escrever seja: e shoppings?? há lá disso?
pois, não, não há! draaaamaaaaa!!! :o
errado, não poderia ser mais errado! o que, antigamente, era para mim um dia de festa "hoje vou ao shopping!!!!!! :D" neste momento é rotina "vou ao shopping.... :"
acho muita piada, muita piada mesmo, quando os meninos da cidade me perguntam à sexta feira: vais p'ra terrinha este fim de semana?? a resposta, óbvia, é: where else? Claro que vou p'ra terrinha, p'ra minha terrinha, porque eu tenho uma!! É a que me viu nascer, é a que me viu crescer, é a que me felicita sempre que lá vou, é a que possui a raríssima característica de me fazer sentir "pertencer"! é a MINHA terra!! :) na minha terra não há shoppings, não há museus, não há bombeiros nem policia. na minha terra nem sequer ha semáforos! temos uma espécie de rotunda e também já temos algumas passadeiras. temos um posto médico e um posto de correios. temos ATL e centro de dia para idosos. temos uma pequeníssima biblioteca e temos um espaço internet. na minha terra estamos agora a tratar do saneamento básico! na minha terra passa um rio e um ribeiro, e também há por lá uma barragem. há uma capelinha, no cimo de um monte, de onde se vêem 2 rios e 2 pontes e, à noite, o clarão da cidade. mais lá p'ra baixo, na minha terra, há paisagens maravilhosas, desconhecidas por muitos e adoradas por muitos mais. mas a cereja em cima do bolo, que é a minha terra, são as pessoas!! a minha pequena terrinha é um terra de cultura, de costumes e tradições, de festas populares e canções! siiiiiiiim!!
música: banda muical e cultural, grupo coral, grupo de música tradicional portuguesa, banda de rock, banda de metal gótico e um grupo de zés pereiras, tb temos.
dança: racho folclórico, dança para crianças e adolescentes e hip-hop.
desporto: clube da terra, equipa de paintball, ciclismo, atltismo, futebol de salão qb, ténis de mesa, damas... you name it, we have it... ;)
teatro: check.
desfile de carnaval: check.
festas populares: sim, muitas, obrigada!
grupo de jovens: check.
jornal local: check.
clube de columbófilos: check.
missa do galo: check.
festa de halloween: check.
festa de passagem de ano: check.

há gente, na minha terra, que diz não pertencer ali, a cidade é que é! pois eu digo: a terrinha é que é, e só quem tem uma, como eu, pode perceber o que escrevo aqui...

4 comentários:

MundoDoRainho disse...

Como eu sempre costumo dizer, minha amiga, "só damos valor ao que temos quando o perdemos". Não parece ser o teu caso, mas de certeza que valorizaste muito mais a terrinha depois de saires dela...
A minha opinião muito pessoal??? Que terrinha mais simpática que tu tens, o teu orgulho é mais do que merecido...
PS: e que grande banda de gothic metal que por lá há... ;o)
beijinho.

numbi disse...

Oh, lá tás tu a ser simpático, pára com isso, pá!! :p
A minha terrinha é realmente fantástica, modéstia à parte!! ;)
Muito obrigada!
Um beijinho

'nDreiota disse...

Só quem lá vive sente a tocar bem no fundinho todas as coisas que dizes com tanta ternura :)(os disparates também contam :P)

Adorei :,)

numbi disse...

Oh, pois claro!! E é tudo berbade berdadinha berdadeira!! Poizé? :D Pois claro!! Hehehe