sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

enquanto comprava um vestido...

depois de me ter proibido terminantemente de fazer compras nos próximos meses (às vezes faço este tipo de auto-controle utópico), disse à menina da caixa, em tom de brincadeira e p'ra me sentir melhor, "menina, já agora pode dizer-me o preço inicial do vestido p'ra ficar com menos peso na consciência?" ao que um dos meus amigos respondeu "em vez de fazeres a conta ao que gastas devias fazer a conta ao que poupas, assim ao fim do ano tinhas uma pipa de massa!!" e riu-se muito... aliás, toda a gente se riu muito, eu incluída.
na altura achei piada, pronto, mas agora, que pensei na coisa de uma forma mais aprofundada, concluí que afinal aquilo não tinha piada nenhuma!!!
passo a explicar:
- a razão pela qual me tinha proibido de fazer compras: no outro dia (bastante próximo do dia de hoje) gastei uma pipa de massa em roupa nova. (da que me faz falta e da outra...)
- já fui aos saldos muuuitas vezes. (na presente época.)
por outro lado:
- os saldos são óptimas ocasiões para comprar roupa em lojas "menos acessíveis", que nestas alturas passam, efectivamente, a ser mais acessíveis! (50€ por estes jeans é uma pechincha!!)
- estou psicologicamente convencida de que gastar 250€ numa peça que custava 1000€ é um óptimo negócio p'ro meu lado. (estes gajos são parvos, então dão-me assim 750€ de mão beijada???)
mas como é possível que com negócios assim seja eu quem fica a perder?
é possível assim:
1º compro coisas que não me fazem falta agora, mas podem vir a fazer!! (hã hã)
2º estou constantemente a entrar nas mesmas lojas porque, com certeza, desta vez terão algo muito mais interessante do que há meia hora atrás!! (hã hã)
3º mas estes jeans não se comparam aos que custam 50€ em época normal... (hã hã)
4º acabei de poupar 750€ (hã hã)
seguido de:
1º nunca na vida vou usar isto, mas é tão giro!! e gastei 9.99€
2º esta t-shirt não estava aqui há pouco e está tão barata!! e lá vão mais 7.99€
3º mais uns pra colecção, e saem mais 50€
4º 75% de desconto?!?!? e lá vão mais 250€
e fico à espera que o meu armário alargue e que me depositem os restantes: 10€+5€+35€+750€=800€ que ganhei!! (sim, ganhei!!)
Contas feitas:
gasto=317,98€
ganho=800€
saldo= + 482,02€
ainda há dúvidas??
ora bem, quando me ri ao comprar o vestido não tinha qualquer dúvida de que os saldos são os meus melhores amigos. no entanto, depois daquele aprofundamento da questão (e de uma vista de olhos ao meu saldo bancário) descobri, com grande espanto, que efectivamente tinha gasto os (hipotéticos) 317,98€, mas que os sacanas dos vendedores da lojas não me tinham depositado os (hipotéticos) 800€ que ganhei!! grande cambada de ladrões!!!
conclusão: com esta história dos saldos gastei "apenas" 317,98€ quando em época normal teria gasto a exorbitante quantia de 1117,98€. (quando se estivesse no meu estado normal teria gasto 0€!)
com amigos assim...