segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

quando damos por ela

as pessoas à nossa volta esperam de nós o que nós menos esperamos!!
esperam que sejamos um ás a português, matemática e ciências, porque temos um curso superior (nem que seja de turismo).
esperam que, com esta idade, percebamos alguma coisa de política (como se desse p'ra perceber alguma coisa do que aquela gente anda p'ra lá a fazer, a não fazer a dizer e a não dizer).
a bolsa, ai a bolsa que desceu outra vez porque a edp vendeu uma ventoínha de energia aeólica aos norte-americanos (foi isso ou alguém andou, outra vez, a brincar com o dinheirinho das pessoas que está, tão seguramente, depositado nos bancos...)
querem também que saibamos "estar"... vamos falar um bocadinho mais sobre esta: saber estar. eu sei estar!! agora sei estar aqui a escrever isto e, daqui a pouco, vou saber estar em casa a jantar! (bem que precisava de saber estar a arrumar o meu quarto, mas acho que não vou saber estar a fazer isso... pelo menos hoje não...) sei estar no trabalho, e nem é nada de muito complicado: saio de casa, desço a rua e estou no trabalho! sei o caminho, sei qual é o meu lugar (esta também dá pano p'ra mangas) por isso sei estar no trabalho. mas será que sei estar, por exemplo, numa reunião?? (perguntam vocês) claro que sei, name the time and place and i'll be there!! e saberei estar lá. às vezes não é facil, mas com o tempo qualquer um sabe estar numa reunião. sei que tenho de fazer um esforço p'ra não adormecer, sei que devo estar atenta e acenar que sim com a cabeça, sei que devo manter-me caladinha e evitar que falem comigo, sei estar numa reunião, claro que sim!! Mas se o conceito se traduz em: saber ser... to be, être, isso já complica tudo e... tou confusa... (será que esperavam que soubesse isto, também??? damn! exigentes nós, não??)
voltando ao pano p'rás mangas: querem que saibamos qual é o nosso lugar... não, não é nas carteiras, em fila, por ordem alfabética, nada disso. querem apenas que saibamos que "eles" estão "acima" de nós (sim, porque os que estão "abaixo" não querem que saibamos nada). "imprimi uma folha, não se importa de a ir buscar à impressora?" "claro que não, eng.º., não me custa nada! :)" ou, traduzido, "vai, num instante, buscar a folha que imprimi, antes que te despeça!!" "..." (já fui) ou, em pensamento, "será que esta estúpida não percebeu sozinha que eu imprimi uma folha??" "seu grandecíssimo #$%&$#!!!" é nisto que consiste sabermos qual é o nosso lugar... check?
esperam que percebamos de gestão, de economia, das contas públicas, das obras públicas, do défice, do PIB, do NIB, do NIF, do BI, do OMG, da ONU e da NATO, da OMS e do LOL, do UK e do US, do BOSS AC e do 50cent, do "motherless" filho do CR7 e ainda da criança que, disto toda a gente percebe, tem um nome que não faz qualquer sentido, não é português, não é saudável (nem quero pensar nisto), não é normal, percebem? claro que percebem!
pronto, é só isto que esperam de nós, ok? estiveram atentos? tiraram notas?? perceberam?? estão à espera de quê?
e há-de uma pessoa viver uma vidinha normal?...

3 comentários:

Filipa Varela disse...

Delicioso, este post!

MT disse...

Sais de casa desces à rua e estás no trabalho?? Não digas muitas vezes isso tendo em conta que isso é em Santos Pousada...

numbi disse...

desço "a" rua... "a" rua.
mas como tu não consegues sozinho eu completo, sim?
saio de casa, desço a rua, entro no edifício onde trabalho e vou para o meu lugar, sim? tranquilo? :p