terça-feira, 15 de março de 2011

acabamos por sofrer do "síndrome de estocolmo"

síndrome de estocolmo: fenómeno psicológico paradoxal, em que um refém começa a ter sentimentos positivos e de adulação pelo raptor. a vítima interpreta a falta de abuso e/ou violência, por parte do seu raptor, como sendo um acto de bondade.

pois bem, podem chamar-lhe "fenómemo psicológico paradoxal" ou qualquer outra coisa pomposa que entendam por bem, mas eu digo que isto não é fenómeno nenhum: acontece todos os dias e, eventualmente, a toda a gente!! não deixa de ser psicológico e paradoxal, mas não se trata de fenómeno nenhum, não senhor!

já ouvi uma senhora na tv a dizer "ele só me bate quando eu mereço...". passo a traduzir: "não, a culpa não é dele, é minha!!"

hoje lia no rodapé de um programa, onde se discutia a violência doméstica, qualquer coisa como: "mulher vive com homem condenado por violência doméstica". passo a traduzir: "ele bate-me, mas eu gosto dele na mesma!"

nós, portuguesinhos, até temos um ditado p'ra estas coisas: quanto mais me bates, mais gosto de ti! pois é? pois claro!! se isto não é o síndrome de estocolmo deve ser o síndrome de alguma terrinha lá próxima!

"o meu chefe é muito fixe, não é rude a falar comigo..."
"quando ele não bebe até é boa pessoa..."
"sim, ela namora com o amor da minha vida, mas é a minha melhor amiga na mesma..."
"ele traiu-me só uma vez, claro que gosto muito dele..."
...
no papel de vítimas ou no de quem as faz, a história vai-se reptindo todos os dias! não é fenómeno nenhum, é a vida...

Sem comentários: